Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estudos Espíritas_Você sabe o que é Perispírito?

Perispirito – Você já deve ter ouvido ou lido essa palavra em algum momento da sua vida. Mas você sabe exatamente o que é o Perispírito? 
Eu tenho uma noção baseada em livros que já li, algumas pesquisas na WEB; mas agora resolvi estudar mais profundamente sobre o assunto e vou compartilhar com vocês,  minhas descobertas, conforme minhas pesquisas avançarem. 
Isso significa que teremos muitas postagens em torno desse assunto, que muito provavelmente, serão intercaladas com postagens de assuntos diversos. Como é um assunto sério e complexo, pouco serão as minhas contribuições pessoais. Minhas postagens serão na verdade uma compilação de vários autores, livros e artigos. Espero que o tema seja tão interessante para vocês, como é para mim!

Perispírito (do gr. peri, em torno, e do lat. spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. A palavra foi empregada pela primeira vez por KARDEC, no item 93 de "O Livro dos Espíritos" e foi nesta obra que Kardec estabeleceu alguns princípios  espíritas :
  • ·  O Espírito é o princípio ou o ser Inteligente da obra da Criação;
  • ·  A Inteligência éum atributo essencial do Espírito.
  • ·  O Espírito esta sempre envolto ou revestido por um envoltório fluídico permanente, denominado perispírito, que é composto de elementos extraídos do fluido cósmico universal;
  • ·  O grau de elevação moral do Espírito determina o grau de depuração ou eterização do perispirito. Quanto maior a elevação moral do Espírito, mais puras serão as partes do fluido cósmico universal que formam o períspirito. Portanto, cada Espírito possui períspirito condizente e relacionado com o grau de elevação moral. Mesmo os Espíritos já evoluídos, conservam o perispírito como envoltório;
  • · Os Espíritos Superiores tem períspirito mais etéreo ou sutil, que os distinguem dos Espíritos ainda inferiores;
  • · Quando o Espírito se une a um corpo físico, vive nele com seu perispirito, que serve de laço entre o Espirito e a matéria corpórea;
  • ·    O Perispírito, de natureza fluídica, não esta confinado ao corpo material. Ele se irradia exteriomente formando uma espécie de atmosfera fluídica em torno do corpo;
  • ·ATravés do perispírito, ligado ao corpo material, o Espírito recebe e percebe as sensações da vida material;
  •  Separado do corpo fisico, o perispírito tem uma forma determinada e limitada, e esta forma normal é a do corpo humano, embora o Espírito, possa dar-lhe as mais variads aparências, por ser eminentemente plástico e flexível;
Quanto a sua aparênciaQuestão 95  do Livro dos Espíritos: " O perispírito assume a forma que o Espírito goste. Desse modo o Espírito pode ser reconhecido pelo homem. Isto ocorre quando ele é visto, algumas vezes nos sonhos ou mesmo no estado de vigilia." 
    Questão 150-A : "A alma, sem o corpo material, constata a sua individualidade através do fluido que a envolve e que representa a aparência de sua última reencarnação: seu perispírito."


Processo de União do Espírito ao Corpo Material - No momento da concepção, o Espírito designado para habitar determinado corpo, liga-se e ele por um laço fluídico semimaterial que vai se estreitando até o momento do nascimento. A união começa na concepção, mas só se efetiva no momento do nascimento. A partir do momento da concepção, uma perturbação começa a envolver o Espírito, e vai crescendo; simultaneamente as idéias e lembranças do passado vão se apagando, gradativamente, até o momento do nascimento.

No início da gestação, os laços que prendem o Espírito ao corpo são muito frágeis e fáceis de se romper. E o Espírito pela sua vontade, pode recuar diante da prova que escolheu passar durante aquela encarnação.  Quando a encarnação esta para efetivar-se (com o nascimento), o corpo material já esta ligado ao Espírito por meio deste corpo intermediário (Perispirito). Portanto, as moléculas do períspirito, feito de matéria muito sutil, mas ainda assim matéria, ligam-se  a partir da concepção e durante a gestação às moléculas do corpo físico, em formação.

O Perispírito pré-existe ao físico e serve de  molde a ele. Estando doente, deformado ou mutilado, cria corpos a sua imagem e semelhança: doentes, deformados e mutilados. O espírito é constrangido a isso afim de que se cure, já que as imperfeições são transferidas ao corpo denso e sepultadas com ele. Porém, em certos casos os Perispíritos estão tão danificados que o corpo não se forma satisfatoriamente para ter vida própria. O feto morre e o abortodo  espontâneo acontece. Mas o perispirito em questão, mesmo não conseguido levar a encarnação a termo já melhorou com o ato. Em uma 2º tentativa, o tempo de gestação aumenta e as imperfeições passadas para o feto  também, assim sucessivamente até que o perispírito tenha condições de moldar um corpo em condições de permanecer  alojado no útero materno e sobreviver depois dele. Por isso, os abortos espontâneos são chamados de ensaios reencarnatórios , em muitos casos.
..............
Referência Documental:
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
Períspirito: O que os Espíritos disseram a respeito. Geziel Andrade.Editora EME. SP.2013
O Segundo Grande Elo – Elizabeth Pereira, pelo espírito Sophie
Perispírito - Zalmino Zimmermann.  Campinas, SP .Centro Espírita Allan Kardec, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário