Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Estudos Esppiritas_Ideoplastia e o Mau Olhado

Continuo a minha busca de informações e entendimento sobre o “Períspirito”. Estou lendo um livro entitulado “Períspirito e sua modelações” de Luiz Gonzaga Pinheiro. Recomendo a leitura; bastante esclarecedora e com muitas informações interessantes. Me chamou a atenção o capítulo “Ideoplastia”.  Fui pesquisar sobre o assunto, encontrei bastante material  que vou compartilhar com vocês.

Ideoplastia é a modelagem da matéria pelo pensamento. A materialização do pensamento criando formas que às vezes se revestem de grande duração, conforme a persistência da onda em que se expressam. Capacidade de plasmagem e modelagem fluídica. Na literatura espírita já li outras denominações para o mesmo significado: formas-pensamento, formações fluídicas, construções mentais.

No livro, o autor conta que pesquisadores ingleses, a fim de comprovar o efeito do mau-olhado fizeram uma experiência com camondongos e ratos selvagens. Colocaram os ratinhos, bem próximos dos ratos selvagens, mas fora do alcance físico. Sem poder alcançar os ratinhos, os ratos selvagens realizaram atitudes de intimidação, enviando olhares agressivos e ameaçadores. Ainda que sem qualquer contato físico, os ratinhos acabaram  mortos. Submetidos a autópsisas, os ratinhos mortos com simples olhares mostravam as glândulas supra-renais dilatadas, sinal evidente da violenta pressão nervosa emocional.
O mau-olhado dos ratos selvagens provou que é possível agressão através de um simples olhar, se canalizando ódio ou qualquer outro sentimento maléfico.
Quem nunca ouviu falar de pessoas que matam plantas com o olhar? 
Ou de bebês  com quebrante ou quebranto?  

Segundo o dicionário da língua portuguesa, quebranto é estado de torpor, cansaço, languidez, quebrantamento; suposta influência maléfica de feitiço, por encantamento à distância; efeito malévolo, segundo a crendice popular, que a atitude, o olhar etc. de algumas pessoas produzem em outras.

Universalmente conhecido, o mau-olhado é o mal de ojo, na Espanha; mal-occhio, para os italianos; evil eye para os ingleses e mati, para os gregos. Na Grécia existe, inclusive, o famoso olho grego, um talismã contra a inveja e o mau-olhado, que funciona também como um símbolo da sorte e é um poderoso instrumento contra energias negativas. Normalmente é feito de vidro, na cor azul, sendo usado como pingentes em pulseira, colares e tatuagens.
No Brasil, o quebrante está sempre relacionado as influências maléficas, sendo considerado uma doença causada pelo mau-olhado.

Parece que o mau olhado não é uma crendice brasileira, esta presente em todas as culturas.

Feito essa janela, voltamos ao livro, onde  autor deixa claro que o estudo dos fluidos, a maneira como eles são direcionados pela força mental, suas relações com o períspirito e a influência moral comandando todo esse cenário, não deixam dúvidas quanto a possibilidade de ocorrência de tais fatos. Diz ainda que o ser humano é em essência aquilo que reside em seu coração. E sendo os olhos as janelas da alma, eles lançam do lá existe, direcionado pela força do pensamento, sobre o que projetam.

Ou seja, mau olhado de fato existe! Você acredita?

Na próxima postagem vamos continuar a conversar sobre o pensamento, como agente modelador.Vamos aprofundar o assunto.

.....................

Referências Bibliográficas:
  
Lucia Gaspar. Fundação Joaquim Nabuco. pesquisaescolar@fundaj.gov.br
Luiz Gonzaga Pinheiro. O Períspirito e suas Modelações

http://www.espirito.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário