Pesquisar este blog

sábado, 11 de outubro de 2014

EStudos Espiritas_Perispírito e a DEficiência Fisíca ou Mental

Já sabemos que o Períspirito é o instrumento semimaterial de ação do Espírito - princípio inteligente, consciente e pensante; e é através do períspirito que o Espírito se identifica com a matéria orgânica, para modelar os órgãos que lhe vão servir de instrumento de manifestação na vida corporal.
Também já entendemos que a memória não reside no cerébro, mas contida no períspirito (?), que guarda em si, gravados na sua substância, todas as regressões do  passado; é onde esta registrado a soma total de todos estados conscientes da alma, funcionando como um agente transmissor, pois no Espírito que esta a consciência, este é o verdadeiro detentor do conhecimento.
O pensamento como todo conteúdo de que se reveste, tem sua origem no Espírito.
A inteligência é um atributo do Espírito.

Portanto, o períspirito  é um corpo étereo, fluídico, semimaterial, que tudo depende do Espírito - que o comanda e o modula. Gravam-se nele as lembranças do momento, efetuadas peo Espírito, que as modifica conforme sua vontade.

Tudo quanto se quer e pode-se saber a respeito de um Espírito, vem da sua mente, é lá que reside todo o conhecimento, as aquisições morais e intelectuais, as conquistas de sua trajetória evolutiva, sendo um registro vivo das imagens, lembranças, sensações, percepções, acontecimentos passados e presentes, formando-lhe o inconsciente; funcionando seu períspirito como uma espécie de espelho, refletindo tudo isso.
O Espírito tem, portanto uma espécie de complexo computador com imensurável banco de dados, sendo ele mesmo o programador que, se mal elaborando seus projetos, entrando em choque com os objetivos da criação, pode provocar curtos circuitos nos sistemas perispiríticos, arcando o Espírito com os danos causados a si mesmo.

(?) Aqui, quero fazer uma ressalva. Alguns autores consideram o períspirito, e não o Espírito, a sede da memória. A questão é bastante contravérsa; porém, se considerarmos as revelações de Allan Kardec seria dificil explicar como o espírito, principio inteligente, emissor do pensamento e plasmador da vontade, não viesse a guardar em si o resultados de seus próprios atributos, cabendo ao períspirito apenas traduzi-las, refleti-las por ordem do Espírito.+++

SEndo o períspirito o veículo que nos permite a existência carnal e a manifestação do Espírito no mundo material, constitui a chave, a resposta, o entendimento de muitos fenômenos, da evolução do Espírito, bem como sua atuação no ambiente que habita. Mais, sendo corpo de grande plasticidade, rende-se ao desejo do Espírito, podendo sofrer as mais variadas deformações anatômicas e fisiológicas, que podem se manterem durante anos pela desorganização psicológica.

O nosso corpo fisíco pode ser destruído, o perispírito severamente avariado.
O remorso, a consciência culpada a exigir reparações de erros cometidos, desejos de vingança, ódio e rancor, a inferioridade moral do Espírito pode determinar deformações em seu perispírito, através da exteriorização mental que lhe é peculiar. Nosso corpo étero é feito de matéria muito flexível à ação do pensamento e se modela de acordo coma forma sugerida por ele.
Sendo o perispírito o molde do corpo fisíco, estando doente, deformado ou mutilado, cria corpos a sua imagem e semelhança: doentes, deformados, mutilados.

Os Deficiente Fisícos e Mentais - O exercício das faculdades do Espírito depende do desenvolvimento dos órgãos do corpo material que lhes serve de instrumento de manifestação na vida terrena. Não são os órgãos que dão faculdade eo Espírito. É este, através do seu perispírito que impulsiona o desenvolvimento dos órgãos do corpo material, que possibilitam a exteriorização de suas faculdades.
As pessoas com deficiências fisícas ou mentais tem, muitas vezes, alma muito inteligente, mas sofrem, por prova ou expiação, as consequências de erros cometidos em vidas passadas; sendo todas as restrições e limitações de seu corpo fisíco, um constrangimento e sofrimento muito grande. A expiação, é geralmente imposta pelo abuso que fizeram de certas faculdades, dons, utilizados de forma errôea, equivocada, prejudicando pessoas, fazendo e espalhando o mal.  A vida carnal como deficiente fisíco  ou mental é um tempo de suspensão para a devida reparação e não implica a nulidade do Espírito que, abstração feita dos órgãos, goza de todas as suas faculdades, sendo a deficiência um obstáculo para a livre manifestação do pensamento.

Assim, os deficientes fisícos e mentais, assim como todas as enfermidades tem sua razão de ser, pois é a aplicação da justiça universal. Muitas vezes, opção dos próprios Espíritos e dos  que convivem a sua volta, arrependidos, querendo resgatar suas faltas. Na volta a vida espiritual, cumprida a justa expiação e dependendo do aproveitamento, esses Espírito mais experientes e conscientes de suas responsabilidades, retornam regenerados a vida espiritual, prontos para retornar a sua jornada evolutiva, rumo a perfeição espiritual.

No livro "O Céu e o Inferno" da Doutrina Kardec, estão publicados diversos casos de evocação de espíritos que passaram na vida encarnada expiação ou prova de deficiência fisíca ou mental, mostrando que cada caso tem suas características próprias.



Referência Documental:

- Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Escola de Médiuns - LIvro Base I
- O Perispírito e suas Modelações. Luis Gonzaga Pinheiro
- O SEgundo GRande Elo. Elizabeth Pereira, eplo espírito Sophie 
- O Céu e o INferno. Allan Kardec
- O Livro dos Espíritos. Allan Kardec
- Perispírito - O que os Espíritos disseram a respeito. Geziel Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário