Pesquisar este blog

domingo, 5 de outubro de 2014

Estudos Espiritas_Ideoplastia - II (O Pensamento)

Através da  Doutrina Espírita, sabemos  que o corpo físico desde o momento da concepção é formado tendo como molde o perispírito. Nosso corpo físico é uma cópia de nosso corpo perispiritual . Guardando certos limites, podemos afirmar que o cérebro humano é uma réplica do cérebro perispiritual, e que o  cérebro físico seria rudimentar quando comparado ao cérebro perispiritual, pois nem todas as características são passadas ao corpo físico, mas apenas as possíveis e necessárias a cada reencarnação.

Assim, o Espírito pensa e manda, o perispírito transmite e o corpo físico materialmente responde. A ordem realmente nasce na vontade do Espírito que, por uma "vibração nervosa", faz vibrar certa região de nosso cérebro perispiritual e este emite uma outra "vibração nervosa" que faz a área correspondente no cérebro físico emitir uma ordem ao órgão efetor do corpo físico.Ou seja, quem realmente responde ao estímulo do meio é o Espírito, e a resposta ganha o corpo físico através do perispírito.

O pensamento reflete-se no perispírito, que é sua base e meio de ação; ele reproduz todos os movimentos e matizes. Na medida em que o pensamento se faz, instantaneamente o corpo fluídico retrata as formas criadas, deixando de existir tão logo o mesmo pensamento cesse de agir naquele sentido.

Para o Espírito desencarnado que é, também  fluídico, todas as criações mentais são tão reais como eram no estado material quando encarnado; mas, pela razão de serem fruto do pensamento, sua existência é tão fugidia quanto a deste. O pensamento pode materializarse criando formas de longa duração conforme a persistência da onda em que se expressa. Atuam sobre os fluidos espirituais empregando o pensamento e a vontade, seus principais instrumentos de ação. Por este mecanismo, eles podem imprimir aos fluidos, direção, pode lhes aglomerar, combinar, dispersar, organizar, podendo também, mudar-lhes as propriedades.

É dessa forma que as águas podem ser fluidificadas, adquirindo certas qualidades curadoras.

Albert Einstein afirmava que todos nós vivemos em um Universo de energias, que a matéria é, na verdade, a apresentação momentânea da energia, como a água, pode apresentar-se em seus três estados (sólido, líquido e gasoso). O  cientista nos ensinou que toda fonte de energia propaga sua influência no Universo através de ondas (ex.: fonte de calor com ondas de calor, fonte sonora com ondas sonoras, fonte luminosa como ondas de luz, etc.), e que esta influência vai até ao infinito. Ao campo de influência, existente ao redor de toda fonte de energia (matéria), a Ciência deu o nome de "CAMPO DE INFLUÊNCIA DE EINSTEIN". 

Se analisarmos o campo de influência de uma fonte de energia, vamos conseguir deduzir aspectos importantes desta fonte, mesmo sem conhecê-la diretamente (o estudo feito pelos astrônomos com a irradiação  emitida das estrelas). Cada fonte de energia tem o seu campo de influência próprio.
Quando o Espírito pensa, estando encarnado ou não, pois como vimos, quem pensa é o Espírito (Princípio Inteligente), ele funciona como uma fonte de energia, criando as ondas mentais (partículas mentais) gerando em torno de si o CAMPO DE INFLUÊNCIA DA MENTE HUMANA, conhecido com o nome de hálito mental, como nos ensina o autor espiritual André Luiz. Como cada um de nós pensa de acordo com o seu patrimônio intelecto-moral, emitimos ondas mentais diferentes, ou seja, cada um de nós tem o seu Hálito Mental próprio - HÁLITO MENTAL INDIVIDUAL.

Resumindo, o pensamento possui a propriedade de modelar formas e imagens, sendo estas efêmeras ou duradouras, a depender da energia que as alimentam. A criação do ambiente espiritual com tudo quanto nele existe, é produto da criação mental dos Espíritos (encarnados ou não), que o fazem proporcionalmente ao seu estado mental-moral-intelectual. Essa ação modeladora ocorre consciente ou inconscientemente, sendo que a duração daquilo que foi plasmado vai depender da persistência e intensidade do pensamento.
O tema é complexo e profundo. Estou tentando  resumir, sintetizar o que tenho lido a respeito.. Vamos continuar buscando mais informações e conhecimentos a respeito.

Referências Bibliográficas:

CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo. Estudos sobre Mediunidade. O PENSAMENTO: IDEOPLASTIA E CRIAÇÕES FLUÍDICAS(Fonte: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora-MG)

Luiz Gonzaga Pinheiro. O Períspirito e suas Modelações


Nenhum comentário:

Postar um comentário