Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2014

A Velhice e o Dia Da Avó

Dia da Avó – 26/Julho
Hoje é o Dia da Avó, data comemorativa para celebrar os  Avós, e aos nossos Idosos!
Quando eu era criança, esta não era uma data comemorada. Fui pesquisar, e descobri que é uma data comemorativa relativamente nova! O surgimento e criação dessa data  foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações (manuscritos em fragmentos) aparecem no Livro Apócrifo de Tiago, conhecido também por Evangelho Secreto de Tiago, escrito provavelmente no ano 150.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido posteriormente transferida para o dia 16 de agosto.
Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria - "mãe de Jesus".
Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

Devíamos utilizar essa data para ensinar aos nossos pequenos de hoje - os adultos de amanhã – a respeitar, cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos; tal como é no Japão e na China, onde estes são tratados com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida. Quando a velhice chega, os familiares mais jovens declaram com orgulho os sacrifícios realizados pelos seus idosos em benefício da família, todo trabalho e sacrifício para o sustento e estudo dos filhos, demonstrando sempre alegria, festa e plenitude pela presença do idoso.

Lógico que isso é cultural, resultado de uma educação secular de dignidade e respeito; mas tudo tem um começo, se começarmos agora, talvez daqui há algumas gerações,  não se tenha mais idosos abandonados em asilos e casas de saúde,  deprimidos e tristes esperando o tempo passar. Talvez não se veja, idosos em pé dentro dos transportes coletivos e jovens sentados, completamente indiferentes. Não se veja, noticiários de idosos maltratados pela própria família.

Infelizmente, não tive a sorte de ver meus pais envelhecerem; algo que lamento muito.Queria muito ter tido a oportunidade de cuidar deles, vê-los brincando com meus filhos, festejar os 60, 70, 80 anos.... Agora estou a espera de meus netos! Todos dizem que ser Vó é muito mais gratificante e emocionante do que ser Mãe! Estou duvidando, e quero ter a chance de comprovar isso...a maternidade para mim é a melhor coisa do mundo e não consigo imaginar sentimento maior! Estou envelhecendo, e pior da velhice são os cabelos brancos, a necessidades de óculos, perda de massa muscular, dores na lombar...Afff!! Tudo isso é inevitável e faz parte do processo, algo que para mim é bastante tranquilo!
Mas agora, quero o melhor: os netos!! 
Que venham meus netos! Estou de coração e braços abertos, esperando por eles.... Meu marido, o Barney  diz que não vê a hora de dormir com a Vovó!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário