Pesquisar este blog

domingo, 27 de julho de 2014

DIVAGAÇÕES_Pensamento Positivo, Funciona?

Todos que me conhecem, sabem que sou  uma pessoa positiva, que acredito na força da mente, do pensamento. Costumo sempre dizer que nada cai do céu, tudo é fruto do trabalho, do esforço e disciplina. Mas que pensar positivo, mentalizar  e focar  naquilo que se busca ajuda,  e muito. Isso é fato!
Mas qual é a explicação para isso? Como o nosso pensamento poderia atuar em fatos da nossa vida?
Eu tenho uma explicação, que é muito pessoal. Resolvi dar uma pesquisada e reunir esse material ao que penso,  as minhas anotações e reflexões. Vejam abaixo o  resultado.

Etimologicamente falando, a palavra pensamento vem do latim pensare e significa pesar, isto é, medir, avaliar e comparar. Se você buscar e perguntar “O que é o Pensamento?”  na WEB irá encontrar uma infindável lista de artigos, blogs, trabalhos,  artigos. Inúmeras definições  e conceitos.
Resumindo, num  sentido mais amplo, pensamento é  atividade psíquica; conjunto de todos fenômenos cognitivos . Numa visão mais estrita,  pensamento é sinônimo de intelecto.

Essa perspectiva conceitual, não nos ajuda muito em termos de “possíveis” respostas as nossas indagações.

Para  o Espiritismo, é  o  elemento  nobre, modelador das ações dos Espíritos, através  de  fluídos etéreos. Alan  Kardec,  em A GÊNESE, diz que  o pensamento “é a grande oficina ou o laboratório da vida espiritual. O pensamento e a vontade são para os Espíritos aquilo que a mão é para o homem”. (1977, cap.14, it.14, p.282) 
Segundo Descartes(1596-1650), filósofo de grande importância na historia do pensamento:

"A essência do homem é pensar".  "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo."

Filosoficamente falando, também continuamos sem respostas concretas.
Partimos para a Física, a partir de algumas concepções pessoais – fundamentadas em livros, palestras e artigos que já li sobre o assunto.

Somos seres essencialmente energéticos. Aliás, acredito que tudo no Universo é energia! Inclusive, nossos pensamentos, que  são ondas magnéticas.

Do Livro A imensidão dos Sentidos : "Ao pensarmos, nossa mente irradia vibrações ou ondas que se propagam no Universo energético circundante com que ela sintoniza. Assim, nossa mente é uma fonte receptora e uma força propulsora, que capta e irradia ondas mentais."

Pesquisando, descobri que o médico e magnetizador alemão -  Franz Anton Mesmer - demonstrou em seus estudos a existência do magnetismo animal, também conhecido como fluido vital, descrito por ele como uma condição específica da vibração - movimento de um ponto que move-se alternadamente em volta de um elemento de referência – do fluido universal. Voltamos a Allan Kardec, que define este fluido como a energia essencial primordial, que seria a fonte de tudo que existe no Cosmos.
Neste sentido, o magnetismo também é compreendido como o poder humano de exercer influência sobre o outro através da emissão energética de seu ser, bem como de atuar também sobre objetos ou animais. Assim, ele seria fruto de uma ação mútua de duas criaturas vivas, através do fluido magnético, recurso específico empregado nesta interação entre dois seres. Esse magnetismo animal ou fluído vital é a base do passe magnético, que é a troca ou doação de fluído vital.


Em linha com essas afirmações, esta o livro “O Segredo”, de Rhonda Byrne, que diz :  “No momento em que você pede alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível”. Tanto no livro, como no  filme de mesmo nome, não faltam relatos de gente que ao pensar positivo tiveram seus desejos concretizados.  Segundo Byrne, quando você pensa positivo, entra numa freqüência positiva e atrai coisas benéficas para a sua vida; o pensar negativo, causa o efeito inverso. Na base dessa afirmação, está a crença de que os pensamentos são magnéticos e emitem uma freqüência poderosa capaz de influenciar as pessoas e coisas à nossa volta.


Isso faz sentido para você? Para mim, isso faz todo sentido;  embora, os cientistas,  de um modo geral, vêem o assunto com desconfiança e descrença,  uma vez que faltam trabalhos acadêmicos reconhecidos para comprovar a funcionalidade dessas teorias.

“O pensamento como energia, como uma espécie de campo que age a distância, é algo que nunca foi comprovado cientificamente”, explica Adilson José da Silva, professor do Instituto de Física da USP.  É verdade que, no cérebro humano, ocorrem estímulos elétricos o tempo todo, mas, segundo Ernesto Kemp, os pulsos elétricos liberados durante as sinapses são tão fracos que a probabilidade de o campo eletromagnético que você está gerando com suas sinapses interagir com o de outras pessoas é nula.

Isso é o que eles pensam. Mas cá entre  nós, com relação a esse assunto, eu não me importo com o que os cientistas estão dizendo; tenho convicção que possuímos dentro de nós energias poderosas – que podem ser criadoras, renovadoras ou destruidoras; depende da forma como as utilizarmos.  Existem muitas coisas nesse Mundo que ainda não temos a capacidade de entender, mas o fato de não podermos entende-lás   ou  explica-lás não significa que não existam.


Vou continuar dizendo: Trabalho, disciplina e pensamento positivo! Focar e mentalizar! Transformar esses verbos em ação, faz toda a diferença!! 
Boa sorte e sucesso para vocês!!


Referência Bibliográfica:
http://super.abril.com.br/historia/pensamento-positivo-447161.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário