Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Divagações_Como é difícil PERDOAR!

O perdão é um processo, que deve ser elaborado internamente a fim de que possamos estancar, congelar os sentimentos de ressentimento, mágoa ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa recebida, uma aflição, diferenças, erros ou fracassos.

O perdão começa sempre em nosso coração. Passa depois pela nossa inteligência. É uma decisão!  O 1º passo desse processo “É decidir-se pelo QUERER PERDOAR!”
Perdoar, não significa necessariamente esquecer! Você poderá sempre lembrar do mal ou aflição recebida, sem que essa lembrança lhe cause sentimentos de rancor, de mágoa, de raiva ou ódio!! Lembrar sem mágoas, essa deve ser a essência do Perdão!

Segundo o espiritualista Wanderley Oliveira, 
"...a mágoa pode desestruturar a  vida psíquica, emocional, afetiva e social de uma pessoa;  é uma doença terrível, pode ser a origem de uma depressão, a estrada da ruína financeira e a matriz de graves doenças orgânicas, entre outras severas dores humanas. Mágoa precisa de tratamento. Essa coisa de arrumar apelidos para esse sentimento do tipo “estou chateado, decepcionado ou surpreso com sua atitude” não ameniza em nada seus efeitos. Mágoa é dor e pode matar. Por outro lado, se terapeutizada e orientada por uma boa educação emocional pode se transformar em fonte de libertação, amadurecimento e prosperidade.”

Perdoar significa libertar-se de sentimentos aflitivos que lhe causam mal físicos, mentais e espirituais. Ao não perdoar, você estará sempre ligado a pessoa que lhe afetou. Ligado pelos  cordões energéticos que levam e trazem vibrações de todos os tipos.
(Os cordões são linhas energéticas de relacionamento entre os chakras das pessoas, locais, coisas, sistemas de crença.Também, estão representadas nos padrões de comportamento adquirido, herdados ou por ancestrais.Quando estas ligações não são apropriadas, necessitam ser harmonizadas ou mesmo cortadas para evitar danos e sofrimento, isso faz com que aumentemos nossa capacidade de estabelecer relações sadias e apropriadas.)
O perdão deve vir do coração, ser sincero e generoso. Não deve impor condições humilhantes, muito menos  motivado por orgulho ou ostentação.

PERDOAR nem sempre é tarefa fácil, e muitas vezes não basta querer; é preciso trabalhar seus sentimentos e pensamentos nessa direção. Pensamentos e sentimentos negativos em relação a pessoa que você ainda nutre mágoas e ressentimentos irão surgir; e cada vez que isso acontecer é preciso que você substitua esses pensamentos negativos por outros positivos.! Pense nas atitudes boas, generosas dessa pessoa; mesmo que não estejam relacionados a você. Nos aspectos positivos  da personalidade e do caráter. Isso irá ajudar ao seu cérebro, seu coração, seu “EU” formarem uma nova imagem daquele que você quer perdoar. Uma imagem positiva, e isso pode facilitar todo o processo (para mim esta funcionando).

Então, podemos dizer que o 2º Passo é FISCALIZAR E DISCIPLINAR seus  SENTIMENTOS!

AS pessoas que mais nos magoam e atingem, são aquelas mais próximas, as que mais amamos, consideramos ou estimamos. ÁS vezes a dor, o sofrimento causado é tanto, que queremos deletar o outro de nossas vidas!! Entretanto, senão o perdoarmos, essa pessoa estará  sempre estará lá, presente em nossos pensamentos, sonhos, como um fantasma a assombrar nossas  vidas! Muitas vezes, ao nos sentirmos traídos, feridos ou magoados, ficamos com nosso amor próprio ressentido. O orgulho fica ferido!  É preciso refletir e analisar a situação; até que ponto nosso comportamento ou atitudes não contribuíram para os fatos que levaram a situação conflitante, a situação geradora da mágoa. Mesmo que você não tenha participação alguma, tente se colocar no lugar do agressor. Mas faça isso com EMPATIA, e assim supere o 3º Passo que é SUPERAR O ORGULHO (Muitas vezes ferido).


Se você conseguiu passar pelas três fases desse processo, então você esta pronto para perdoar. Vai chegar o momento, que você não sofrerá mais ao pensar no ocorrido, não terá mais mágoas ou rancores em relação aquela pessoa. Isso vai deixá-lo mais leve, de alma lavada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário