Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Hoje eu quero escrever sobre a figura do "PAI" !! Eles merecem, afinal domingo passado foi o  dia dedicado a eles.
Fiquei pensando nessa figura, e percebi que ser pai não deve ser fácil. Pense comigo! Os pais  vivem  a maior parte do tempo um papel secundário na vida de seus filhos.Sim, por que desde o momento da concepção, gestação, parto, amamentação, e por aí vida a fora; as mães são sempre as protagonistas, a principal personagem, referência na vida de seus filhos.  Na primeira infância, raros são os casos em que, por um motivo ou outro, o PAI consegue assumir o papel principal  na vida de seus filhos. Na adolescência e juventude, já aumenta um pouquinho; mas bem pouquinho.
Na maioria das espécies animais, os machos  nem reconhecem seus filhos: quem cuida,amamenta e ensina os filhotes a sobreviver é a Mãe!
O antigo e gasto ditado já diz: Mãe é Mãe!! Ou quem sabe aquele outro: "Mãe só tem uma!"
Para eles o ditado é "Não basta ser Pai, tem que participar!"
Percebem a diferença?
Sabemos que existem mulheres que não merecem ser chamadas de Mãe, mas Pai, a sociedade nem repara se por ventura,  abandona ou não dá a devida atenção e carinho a seus filhos. Quando ocorre uma separação do casal então, aí sim que os pais acabam se distanciando ainda mais.
Antigamente esperava-se dos homens o sustento financeiro, e a figura autoritária do chefe de família. Atualmente não! A sociedade mudou,  as famílias mudaram, a vida familia mudou. Os homens tem que participar mais das atividades domésticas e na educação dos filhos, pois as mulheres estão trabalhando fora, contribuindo nas despesas da casa e já não conseguem fazer tudo sozinhas.
Este é o momento dos homens reivindicarem seu verdadeiro e devido lugar como,  se não como protagonistas, ao menos um destacado papel de co-adjuvante na vida de seus filhos. Existem alguns homens que já estãoatuando nesse novo cenário familiar e se tornam pais realmente participativos, pais exemplares: dão banho, trocam fraldas, fazem mamadeira, suquinho, levam no pediatra, na creche, na escolinha...
Nesse sentido, a vida familiar mudou para melhor!
Isso é bom, por que a figura do pai é tão importante quanto a da mãe na formação da personalidade e do caráter da criança!
 Que participoem cada vez mais na criação e educação de seus filhos!

*******



Nenhum comentário:

Postar um comentário